Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio
- EPEQ UFPR
- 18 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 20 de nov. de 2020

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (2016), a cada 45 minutos uma pessoa comente suicídio no Brasil. Isto é, 32 pessoas por dia e cerca de 12 mil ao ano. De acordo com o Centro de Valorização da Vida, o total de tentativas supera em, pelo menos, dez vezes o de suicídios e os números podem ser ainda maiores que os registrados.
Conforme Campanha Setembro Amarelo, dos casos, cerca de 96,8% estavam relacionados com transtornos mentais – com destaque para depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias – passíveis de tratamento. Além disso, aproximadamente 50% a 60% das pessoas que cometeram suicídio nunca se consultaram com um profissional de saúde mental ao longo da vida.
Sendo assim, o suicídio é responsável pela morte de mais brasileiros do que doenças como AIDS e câncer. Entre os jovens de 15 a 29 anos, é a segunda maior causa de morte – ficando atrás apenas de acidentes de trânsito.
No mundo os números são ainda mais impressionantes: mais de 1 milhão de suicídios ao ano (Campanha Setembro Amarelo).
Vale lembrar que o suicídio é um comportamento multifatorial, resultado da associação de fatores biológicos, psicológicos, culturais, entre outros. Não tenha receio, busque ajuda!
Caso necessite, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV) no número 188.
Para mais informações, acesse:
Kommentare