
Primeira Escola Piloto do Brasil
A Escola Piloto de Engenharia Química da UFPR foi criada pelo aluno, na época, de graduação Éverton Simões Van-Dal com apoio do professor Alberto Tadeu Martins Cardoso em 8 de março de 2012.
A ideia do projeto nasceu da experiência de intercâmbio, na França, do estudante Éverton Simões Van-Dal. No período, o aluno aprendeu conteúdos que considerava muito úteis para sua formação como engenheiro – ainda que não abordados na grade curricular da UFPR.
Com a finalidade de se aprofundar no estudo desses conteúdos e dividir o aprendido com outros alunos da UFPR, Éverton teve a ideia de criar a Escola Piloto de Engenharia Química. Para isso, contatou o professor Tadeu – que se tornou orientador do grupo e apresentou a proposta de criação da entidade.
O nome Escola Piloto foi inspirado na Escola Piloto de Engenharia Química do PEQ/COPPE/UFRJ, em que professores oferecem disciplinas sobre temas ainda não incorporados ao currículo de graduação em Engenharia Química.
Expansão das Escolas Piloto
Com o tempo, a ideia do projeto Escola Piloto foi se propagando entre outras universidades brasileiras, sendo que em várias delas alunos e professores também tiveram a iniciativa de reunir uma equipe de estudantes e fundar uma nova EP.
Em 2017, ocorreu a primeira edição do Encontro Nacional das Escolas Piloto (I ENEP), sediado na UFPR. O evento surgiu a partir da necessidade promover a integração entre membros participantes de Escolas Piloto de todo o Brasil. O evento teve como objetivo permitir o compartilhamento de ideias e experiências entre as EPs. Cerca de 20 alunos participaram do evento, entre eles, participantes da EPEQ UFPR, EPEQ UFSM, EPEQ UFSCar e EPEQ UFC.
A partir de uma iniciativa dos alunos participantes do I ENEP, surgiu o Conselho Nacional das Escolas Piloto (CONEP), propondo a união e a comunicação entre as Escolas Piloto do Brasil, o auxílio na criação de novas EPs e a viabilização de outros Encontros Nacionais.
Em 2019, o ENEP teve sua segunda edição e ocorreu na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. O evento teve como tema principal "A Escola Piloto como ferramenta de inovação na construção do conhecimento" e contou com a participação de membros da EPEQ UFPR, EPEQ UFC, EPEQ UFSM e EPE UFERSA.
Atualmente, 10 EPs fazem parte do CONEP e estima-se que existem mais de 20 Escolas Piloto no Brasil.

2012
Fundação da EPEQ UFPR

2015
Fundação da EPEQ UFSCar

2016
Fundação da EPEQ UFC

2016
Fundação da EPE UFERSA
2017
I ENEP

2015
Fundação da EPEQ UFSM

2016
Fundação da EPEQ UFRN

2016
Fundação da EPE UFPB

2016
Fundação da EPiC UFSCar

2017
Fundação da EPEQ UFVJM
2017
Fundação da EPEQ PUC

2019
II ENEP