top of page

Primeira Escola Piloto do Brasil

A Escola Piloto de Engenharia Química da UFPR foi criada pelo aluno, na época, de graduação Éverton Simões Van-Dal com apoio do professor  Alberto Tadeu Martins Cardoso em 8 de março de 2012.

A ideia do projeto nasceu da experiência de intercâmbio, na França, do estudante Éverton Simões Van-Dal. No período, o aluno aprendeu conteúdos que considerava muito úteis para sua formação como engenheiro – ainda que não abordados na grade curricular da UFPR.

 

Com a finalidade de se aprofundar no estudo desses conteúdos e dividir o aprendido com outros alunos da UFPR, Éverton teve a ideia de criar a Escola Piloto de Engenharia Química. Para isso, contatou o professor Tadeu – que se tornou orientador do grupo e apresentou a proposta de criação da entidade.

 

O nome Escola Piloto foi inspirado na Escola Piloto de Engenharia Química do PEQ/COPPE/UFRJ, em que professores oferecem disciplinas sobre temas ainda não incorporados ao currículo de graduação em Engenharia Química.

Expansão das Escolas Piloto

Com o tempo, a ideia do projeto Escola Piloto foi se propagando entre outras universidades brasileiras, sendo que em várias delas alunos e professores também tiveram a iniciativa de reunir uma equipe de estudantes e fundar uma nova EP. 


Em 2017, ocorreu a primeira edição do Encontro Nacional das Escolas Piloto (I ENEP), sediado na UFPR. O evento surgiu a partir da necessidade promover a integração entre membros participantes de Escolas Piloto de todo o Brasil. O evento teve como objetivo permitir o compartilhamento de ideias e experiências entre as EPs. Cerca de 20 alunos participaram do evento, entre eles, participantes da EPEQ UFPR, EPEQ UFSM, EPEQ UFSCar e EPEQ UFC.


A partir de uma iniciativa dos alunos participantes do I ENEP, surgiu o Conselho Nacional das Escolas Piloto (CONEP), propondo a união e a comunicação entre as Escolas Piloto do Brasil, o auxílio na criação de novas EPs e a viabilização de outros Encontros Nacionais.


Em 2019, o ENEP teve sua segunda edição e ocorreu na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. O evento teve como tema principal "A Escola Piloto como ferramenta de inovação na construção do conhecimento" e contou com a participação de membros da EPEQ UFPR, EPEQ UFC, EPEQ UFSM e EPE UFERSA.
Atualmente, 10 EPs fazem parte do CONEP e estima-se que existem mais de 20 Escolas Piloto no Brasil.

epeq ufpr.png

2012

Fundação da EPEQ UFPR

UFSCAR.png

2015

Fundação da EPEQ UFSCar

EPEQ UCF - 2016.png

2016

Fundação da EPEQ UFC

UFERSA.png

2016

Fundação da EPE UFERSA

2017

I ENEP

2015

Fundação da EPEQ UFSM

EPE UFPB - 2016 4.jpg

2016

Fundação da EPE UFPB

UFSM.png
EPiC UFSCAR - 2016 6.jpg

2016

Fundação da EPiC UFSCar

UFVJM.png

2017

Fundação da EPEQ UFVJM

EPEQ UFRN - 2016 2.jpg

2016

Fundação da EPEQ UFRN

2017

Fundação da EPEQ PUC

PUC.png

2019

II ENEP

bottom of page