Boa noite engenheiros e futuros engenheiros químicos,
Frente as atuais exigências do mercado de trabalho para o engenheiro químico, atualmente os membros Escola Piloto de Engenharia Química estão estudando os temas de logística e qualidade.
A logística surgiu inicialmente como parte da arte dos militares. Era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes, armazenamento, distribuição e manutenção de vários tipos de materiais, como armas, roupas, além de alimentos, saúde, transportes e etc. Atualmente, a logística é conhecida como uma parte essencial nas organizações, é um departamento responsável pela gestão dos materiais, sejam eles de qualquer tipo. A logística administra recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição.
Já a qualidade pode ter uma série de definições. Em sua utilização técnica, a qualidade pode ter dois significados:
1 – As características de um produto ou serviço, que dão suporte (ou sustentação), à sua habilidade em satisfazer requisitos especificados ou necessidades implícitas;
2 – Um produto ou serviço livre de deficiências.
Como se vê, a definição pode variar de acordo com o âmbito no qual o termo é empregado. Talvez a melhor das definições, por ser a mais ampla e aplicável a uma variedade de situações é a seguinte: "Qualidade é a adequação ao uso. Pode-se aplicá-la, seja a situações do cotidiano, quanto a situações mais específicas, como, por exemplo, num processo de fabricação".
Fique atento para os próximos cursos oferecidos pela EPEQ/UFPR.
Commenti