top of page
Foto do escritorEPEQ UFPR

Mas afinal, o que é Análise de Riscos?

Situações emergenciais ou urgentes não são cenários tão raros na vida profissional. Ao se deparar com um problema, qualquer profissional deve tentar resolvê-lo de forma rápida, eficiente e de forma que ele não volte a se repetir. Quanto mais rápidas, eficientes e duradouras forem as medidas tomadas por este funcionário, melhor qualificado ele será.


Contudo, empresas não podem depender de uma escolha rápida e imediata de algum responsável toda vez que enfrentarem adversidades. As consequências decorrentes de uma escolha errada podem ser tão graves quanto à morte de funcionários, grandes perdas materiais ou financeiras, ou ainda causar grandes danos ambientais. Por isso a Análise de Riscos existe.


Segundo a definição da FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental, do Rio Grande do Sul) em seu Manual de Análise de Riscos Industriais, a Análise de Riscos (AR) “constitui-se em um conjunto de métodos e técnicas que aplicados a uma atividade proposta ou existente identificam e avaliam qualitativamente e quantitativamente os riscos que essa atividade representa para a população vizinha, ao meio ambiente e à própria empresa”.  Em outras palavras, a AR surgiu para identificar os riscos inerentes a atividades determinadas a fim de prever quais são suas possíveis decorrências, no caso do perigo a elas associado vir a se materializar.


Ao se fazer esta análise, as empresas poderão planejar de que forma agir e prevenir essas situações emergenciais, visando rapidez, eficiência e durabilidade nestas medidas.


Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para se estudar um risco. Algumas delas são classificadas como “Bottom-Up” ou seja, de baixo para cima, em que a partir de um risco, desdobram-se se diversos perigos e consequências. Outros métodos são os “Top-Down”, ou de cima para baixo, em que, a partir de alguma consequência indesejável, se deduz quais riscos poderiam ser suas causas (tendo em vista que uma ação pode ter mais de uma causa).




E aí? Se interessou em conhecer um pouco mais sobreAnálise de Riscos? Então acompanhe nosso site e fique por dentro das novidades a respeito do nosso curso de Análise de Riscos!

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page