É cada vez mais recorrente na indústria a preocupação com a segurança de processos. Sendo que é necessário que um profissional que entenda do mesmo e possa projetar cenários de risco participe das chamadas Análises de Riscos. As equipes de Análise de Risco geralmente são formadas por Engenheiros e Técnicos de diversas áreas (Mecânica, Química, Elétrica) e utilizam as chamadas metodologias de Análise de Riscos para melhor entender e se precaver dos riscos inerentes às plantas industriais.
Entre os dias 15 e 26 de Setembro a Escola Piloto de Engenharia Química da UFPR ofereceu seu mais novo curso: Análise de Riscos.
Estiveram presentes alunos de Engenharia Química e Mecânica da UFPR, bem como alunos da PUCPR, professores e engenheiros.
Os participantes estudaram uma carga horária abrangente e extremamente interessante sobre o tema. Foram abordadas metodologias como Árvore de Causas, Árvore de Falhas, What If, FMEA, HAZOP e QRA, apresentando a teoria por trás delas, bem como suas aplicações na prática. Além disso, foram estudados casos reais de acidentes industriais, buscando-se as causas e precauções a serem tomadas contra os mesmos.
Comments